corpo_docente
 
Prof. Antônio Carlos Ritto – Doutor pela PUC-RJ em 1993 é Professor Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ em regime de 40 horas semanais, desenvolvendo pesquisas nas áreas de sistemas de informação, teoria do conhecimento e sisetamas complexos.

Prof. Claudio Luis de Amorim - Doutor em Ciência da Computação pelo Imperial College/London University (1984). Foi bolsista do British Council (1979/1980) e Consultor de Informática da Pan American Health Organization em Washington D.C (1984/85) e Professor Visitante da University of Rochester/NY (1995-6). Atualmente é Professor Adjunto IV em dedicação exclusiva do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ e o Coordenador do Laboratório de Computação Paralela desta instituição. Ao longo desses anos publicou 2 livros, cerca de 100 trabalhos técnico-científicos, orientou 26 teses de Mestrado e Doutorado e tem várias patentes pendentes na área de sistemas de computação avançados. Em 2000, iniciou o projeto NCP3 de novos servidores escaláveis baseados em tecnologia aberta de clusters de computadores para aplicações WEB nas áreas de Comércio Eletrônico e Multímidia.

Prof. Cláudio Esperança – Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Maryland (1995) e Professor Adjunto III do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ em regime de dedicação exclusiva, atuando nas linhas de Banco de Dados e Computação Gráfica.

Prof. Guilherme H. Travassos - Engenheiro Eletricista (UFJF, 1985), Mestre (1990) e Doutor (1994) pela COPPE/UFRJ, Pós-Doutorado (1998-2000) pela Universidade de Maryland-College Park/USA. Professor Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva (atual coordenador) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, onde atua na linha de pesquisa de Engenharia de Software. Suas áreas de interesse envolvem desenvolvimento de software orientado a objetos, qualidade de software (inspeção de software), ambientes de desenvolvimento e ferramentas CASE e Engenharia de Software Experimental. Possui mais de uma centena de artigos publicados no Brasil e exterior, incluindo conferencias, capítulos de livro e revistas cientificas. Tem atuado junto à industria no gerenciamento, acompanhamento e avaliação de projetos de desenvolvimento de software em diferentes empresas no Brasil e exterior.

Prof. Ivan da Costa Marques - Engenheiro Eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica com curso de Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Fez o mestrado e o doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley. Retornou ao Brasil em 1973, tendo sido pesquisador e professor em tempo integral na COPPE e no Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ até 1977. De 1977 a 1980 foi coordenador da Área de Política Industrial da CAPRE - Ministério do Planejamento e Diretor Técnico da Digibrás (subsidiária do BNDES). De 1980 a 1986 foi diretor presidente da fabricante de computadores EBC. De 1986 a 1990 foi diretor presidente da COBRA. De agosto 1990 a agosto de 1992 foi Visiting Scholar na New School fo Social Research em Nova York. Voltando ao Brasil foi consultor da Fundação João Goulart e do CETEM até 1995. Atua como Professor Adjunto IV no Departamento de Informática da UFRJ em regime de 20 horas semanais, desenvolvendo pesquisas em Ciência e Tecnologia.

Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho – Doutor pela COPPE/UFRJ – 1989, Prof. Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, Linha de Inteligência Artificial. Desenvolve pesquisas nas linhas de Inteligência Artificial, Redes Neuronais Artificiais e Biológicas e Datamining.

Prof. Luis Felipe Magalhães de Moraes – Obteve o título de Ph.D. pela University of California at Los Angeles (UCLA), em 1981. Foi professor visitante da UCLA em 1983/84 e atuou como cientista visitante do Laboratório de Pesquisas da IBM/Zurique (Suíça), durante o ano de 1989. É Prof. Adjunto IV em regime de dedicação exclusiva e leciona atualmente no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ e no Departamento de Eletrônica e Computação da Escola de Engenharia da UFRJ. É o coordenador técnico do projeto da Rede-Rio de Computadores/FAPERJ, a rede acadêmica e de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, desde a sua inauguração (1992). Desenvolve pesquisas nas linhas de redes de computadores e segurança de dados.

Profa. Marta Mattoso - Doutora pela COPPE/UFRJ em 1993, atua como Prof. Adjunta III em regime de dedicação exclusiva no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ desde 1994. Bolsista CNPq Nível 2B. Pesquisadora “Cientista Jovem do Nosso Estado” da FAPERJ, de março de 2000 até novembro de 2001. Em sua carreira acadêmica, orientou 20 teses e publicou quase uma centena de artigos científicos. Paticipa de Comitês de Programa de congressos nacionais e internacionais, revisora ad-hoc de revistas nacionais e internacionais. Coordenou o Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados em 2001 e é a atual Coordenadora da Comissão Especial de Banco de Dados da SBC. Participa de projetos de desenvolvimento tecnológico com a indústria nacional. Desenvolve pesquisas na área de Banco de Dados Relacionais Distribuídos e Paralelos.

Prof. Paulo S. R. Diniz - Engenheiro Eletrônico pela UFRJ em 1978, mestre pela COPPE/UFRJ em 1981 e doutor pela Concordia University, Canada em 1984. Atua como Professor Titular em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Eletrônica da Escola de Engenharia da UFRJ e no Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde já ocupou o cargo de Coordenador. É um dos membros seniors do centro de excelência de Processamento de Sinais (PRONEX). Foi eleito Fellow do Instituto Internacional dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Suas áreas de ensino e pesquisa são o processamento analógico e digital de sinais, circuitos eletrônicos, telecomunicações e sistemas adaptativos. Já publicou mais de 180 artigos em revistas e congressos internacionais e os livros: P. S. R. Diniz, Adaptive Filtering: Algorithms and Practical Implementation, Kluwer Academic Publishers, Segunda Edição, 2002; P. S. R. Diniz, E. A. B. da Silva, e S. L. Netto, Digital Signal Processing: System Analysis and Design, Cambridge University Press, 2002.